Maior feira comercial africana arranca hoje em Argel com acordos de mais de 40 Bilhões de euros

Partilhar

A quarta edição da Feira de Comércio Intra-Africano (IATF, na sigla em inglês), que prevê gerar negócios de mais de 40 mil milhões de euros, arrancou hoje em Argel, com o Presidente moçambicano entre os chefes de Estado presentes.

O maior evento comercial de África, que decorrerá até dia 10, foi inaugurado pelos Presidentes de Moçambique, da Mauritânia, da Tunísia, da Líbia, do Chade e da Argélia, país que se ofereceu como “passarela” para as transações entre o continente africano e a Europa, com a assinatura de acordos de milhões de euros.

Com o objetivo de impulsionar as relações comerciais e acordos comerciais importantes, a IATF reúne mais de 2.000 expositores de 80 países.

“A nossa reunião de hoje não é apenas um evento económico, mas [também] para construir um continente integrado e eficaz no seu âmbito regional e internacional”, declarou o Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, durante a cerimónia inaugural.

Tebboune alertou para a ausência de África no mercado mundial, apesar de terem sido realizadas inúmeras iniciativas nas últimas duas décadas, incluindo uma Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZLECAF, na sigla em francês), em vigor desde 2021.

Este encontro de instituições e empreendedores africanos visa acelerar a ativação desta zona para a liberalização do comércio de bens e serviços entre os 54 países da ZLECAF, que constituem o maior espaço comum do mundo.

A IATF, a maior plataforma de parceiros para o comércio em África, criada em 2018, espera impulsionar “os fluxos comerciais intra-africanos”, “promover investimentos em todos os campos” e “fortalecer a competitividade africana”.

O comércio entre os países do continente representa atualmente 15%, enquanto o comércio entre estes e a Europa ultrapassa os 30%, 20% com a China e apenas cerca de 5% com os Estados Unidos, de acordo com a organização, o Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank).

O mercado africano conta com mais de 1,4 mil milhões de consumidores, pelo que os participantes da Feira pretendem expandir o comércio interno africano até 30% em 2030.

Olusegun Obasanjo, ex-Presidente da Nigéria e atual líder do Conselho Consultivo da IATF, destacou a necessidade de reforçar a cooperação entre diferentes setores para construir um mercado continental mais resiliente e competitivo e incentivou a transformação económica de África.

O Presidente argelino anunciou durante este evento projetos ferroviários com os vizinhos Mali e Níger, países com os quais atualmente mantém um arrefecimento diplomático.

A primeira edição da IATF foi realizada no Cairo em 2018, seguida pela de Durban (África do Sul) em 2021, antes de voltar a ser organizada na capital egípcia em 2023.

A organização anunciou hoje que o próximo encontro será em Lagos, capital da Nigéria, em 2027.

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, encontra-se em visita de trabalho na Argélia, cujo Governo manifestou hoje interesse em cooperar com o país africano lusófono no setor da economia, com enfoque na energia, minas e gás natural.

Na receção da delegação moçambicana que acompanha Daniel Chapo, o ministro dos Recursos Minerais e Energia argelino, Mohamed Arkab, sublinhou que os dois países pretendem colaborar também noutros setores, no âmbito do reforço das relações bilaterais, frisando estar disponível para apoiar o país nos seus projetos de desenvolvimento.

O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, iniciou na quarta-feira uma visita de trabalho de quatro dias à Argélia, visando aprofundar as relações bilaterais entre os dois Estados, segundo um comunicado da Presidência.

“Durante a sua estadia, o Presidente Daniel Chapo vai reafirmar o compromisso de Moçambique com a integração económica continental e com o fortalecimento de parcerias estratégicas no domínio do comércio e do investimento”, acrescenta a Presidência.

Fonte: Lusa Moçambique